Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2013

Você sabe o que é o Auto de Resistência?


O Auto de Resistência é uma medida administrativa criada pela Ditadura Militar brasileira para legitimar a repressão policial. A medida, que oficialmente não existe na Lei, mas é prática comum em todas as Corporações do país, permite que o policial que cometer um assassinato em serviço não seja preso em flagrante, assim como permite que a ato não seja investigado. 
Na prática, a medida permite que o policial, baseado tão somente em sua vontade e poder (absolutamente questionável) de julgamento, tire a vida de um suspeito ou criminoso durante uma atividade policial. 
Como tal medida é arbitrária, criminosa, anti-democrática, injusta e vai contra todos os preceitos do Estado de Direito, diversos grupos da Sociedade Civil, engajadas com a luta pela consolidação dos Direitos Humanos, vem reivindicando o fim de tal prática há muitos anos.
Contudo, como abolir uma prática que não existe oficialmente, mas sim é fruto de uma cultura de excesso de força e certeza de impunidade? 
Em resposta aos vários pedidos, mobilizações e articulações políticas e sociais, foi apresentado um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados que visa coibir tal prática através da obrigatoriedade de investigação em qualquer morte decorrente de ação policial.
O PL 4471/2012 atualmente aguarda encaminhamento na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
Para manifestar sua vontade de ver o PL transformado em lei o mais rápido possível, entre em contato com a Comissão pedindo que o mesmo seja encaminhado diretamente para votação em Plenário, sem necessidade de passar pelas demais Comissões da Câmara dos Deputados.
Tal agilidade facilitará a conversão do texto atual em lei, contemplando as lutas e pedidos dos movimentos sociais.
Faça você também a sua parte na constante luta pela consolidação dos Direitos Humanos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário